Ervas para rejuvenescer e suavizar a pele

Ervas medicinais que podem rejuvenescer a pele do rosto

As ervas medicinais estão presentes em muitos cosméticos que podem ser adquiridos nas lojas, mas neste caso não retêm suas propriedades benéficas por muito tempo. Devido a isso, os cremes e máscaras adquiridos, depois de algum tempo, tornam-se menos eficazes do que eram no momento da compra. Você também pode usar ervas medicinais para a pele do rosto em sua forma natural, preparando em casa decocções, infusões e máscaras.

Dente de Leão

Na cosmetologia, o dente-de-leão é usado há muito tempo na pele do rosto em procedimentos antienvelhecimento. A planta também auxilia nos problemas dermatológicos, com sua ajuda você pode se livrar das sardas e clarear a pele do rosto. A planta contém substâncias de borracha, vitaminas dos grupos A, B, C, E, PP, ácidos orgânicos, resinas, esteróis e saponinas.

Os procedimentos cosméticos mais eficazes para o rejuvenescimento facial são aqueles que utilizam máscaras e gelo cosmético feito de dente-de-leão.

  1. Máscara antienvelhecimento. Para preparar esta máscara, é necessário tomar suco de dente-de-leão na quantidade de 5 ml, 1 abacate, 5 gramas de amido. Você precisa fazer um purê de abacate e depois misturar todos os ingredientes. A massa resultante deve ser aplicada sobre o rosto pré-vaporizado, deixada por 30 minutos e depois enxaguada com água fria. A máscara pode ser aplicada no rosto 2 vezes por semana. Após várias utilizações, as rugas profundas e pequenas da pele são visivelmente suavizadas e a textura facial torna-se mais elástica.
  2. Gelo cosmético. Para preparar este produto são necessários: 10-15 ml de suco de dente de leão, 50 ml de água destilada, 5 ml de óleo de avelã. Todos os ingredientes precisam ser misturados, colocados em formas e colocados no freezer. É necessário limpar o rosto com os cubos prontos, é aconselhável fazer isso à noite, primeiro a pele do rosto deve ser limpa de maquiagem. O procedimento deve ser realizado em sessões de 10 dias, e o curso do tratamento não deve ultrapassar 3 vezes ao ano.

Alecrim

O alecrim pode substituir facilmente qualquer agente lifting, pois contém a proteína HSP70, que pode retardar o processo de envelhecimento a nível celular. Além disso, a planta contém taninos, ácidos graxos, vitaminas e microelementos que podem curar e rejuvenescer a pele.

O alecrim é mais frequentemente usado na forma de óleo essencial, que pode ser adquirido na maioria das lojas de beleza e farmácias. Para preparar cosméticos em casa, você mesmo terá que cultivar a planta, pois em sua forma natural ela raramente chega às prateleiras de lojas e farmácias.

  1. Máscara rejuvenescedora. Para preparar a máscara, é necessário amassar meia banana e, em seguida, adicionar 50 ml de óleo de abacate e infusão ou decocção de alecrim. A quantidade de decocção ou infusão deve ser calculada, levando em consideração que a máscara acabada deve ter consistência semelhante a creme de leite espesso. O produto pode ser aplicado no rosto 2 a 3 vezes por semana, após o que a pele fica mais elástica e as rugas são suavizadas.
  2. Decocção. Para preparar o caldo, é necessário pegar 20 gramas de folhas secas de alecrim, despejar 200 ml de água fervente e colocar em banho-maria por 15-20 minutos. A decocção finalizada deve ser coada antes de usar. Tomar 50 ml 2 vezes ao dia.
  3. Infusão. O produto é preparado a partir de 50 gramas de folhas de plantas, que devem ser despejadas em um copo de água fervente e infundidas por 3-4 horas, é aconselhável fazer em garrafa térmica ou embrulhar o recipiente com a infusão em algo quente. Após o período prescrito, a infusão deve ser filtrada.

Importante!As decocções e infusões de alecrim também podem ser usadas na forma de compressas ou transformadas em gelo cosmético.

Camomila

A camomila contém muitas vitaminas, microelementos e ácidos orgânicos valiosos para o corpo. Tudo isso junto ajuda a rejuvenescer, hidratar e clarear a pele, tornando-a mais firme e elástica. Em cosmetologia, os resultados mais eficazes podem ser alcançados com decocções e infusões de camomila.

  1. Decocção. Para preparar o produto, é necessário despejar flores secas de camomila - 25 gramas com um copo de água fervida morna e colocar em banho-maria por meia hora. O caldo acabado deve ser filtrado e, se necessário, diluído em água fervida. O produto deve ser passado no rosto e decote. Após o uso, as rugas do rosto são visivelmente reduzidas e suavizadas.
  2. Infusão. Para preparar a infusão de camomila, é necessário colocar uma colher de sopa da planta seca e triturada em um copo de água fervente e deixar por meia hora. O produto acabado precisa ser filtrado e, como na receita anterior, passado na pele do rosto.

Sábio

Usar sálvia para fins cosméticos ajudará a limpar a pele do rosto e a preservar sua juventude por muito tempo. A planta contém substâncias antienvelhecimento, antiinflamatórias e anti-sépticas, razão pela qual a sálvia é tão amplamente utilizada em cosmetologia.

  1. Infusão para rosto. A infusão finalizada de sálvia pode ser utilizada como aditivo em loções ou tônicos, podendo também ser utilizada na forma de compressas e loções faciais. Para preparar uma infusão de sálvia, é necessário colocar 3 colheres de sopa de matéria-prima seca com um copo de água fervente e deixar em uma garrafa térmica por 2 horas. A infusão resultante deve ser resfriada, coada, colocada na geladeira e usada conforme necessário. Você pode fazer cubos cosméticos com esta infusão - despeje-os em moldes e coloque-os no freezer, e limpe o rosto com eles de manhã e à noite.
  2. Decocção. Uma decocção de sálvia afeta efetivamente a pele do rosto, rejuvenescendo-a e tonificando-a. Para prepará-lo, despeje água fervente sobre três colheres de sálvia e cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos. O produto resultante deve ser resfriado, filtrado e lavado uma vez ao dia.

Existem muitas plantas medicinais na natureza que podem ser utilizadas com eficácia para fins cosméticos. O principal é fazê-lo corretamente para que a planta utilizada não prejudique, mas sim traga o máximo benefício do seu uso.